MULHERES DO UNDERGROUND, UNI-VOS!

18951067_627744684091568_3982727036075002298_n
O cenário metal, hardcore e punk brasileiro é repleto de produções feitas por mulheres. Seja organizando eventos, administrando selos, criando arte, conteúdo em zines, resenhando som em blogs, rádios, canais no YouTube e produzindo música em bandas, ou como DJs, há muito trabalho de qualidade espalhado por aí.

No entanto, em um meio dito libertário, a dificuldade para divulgar esses trabalhos é imensa. Ouve-se sempre a falácia do “tem pouca mina que curte som, que produz, menos ainda”, mas, ao se deparar com a presença das mulheres, os caras partem para 3 caminhos: ignorar; criticar ferozmente; sexualizar. No primeiro, as mulheres simplesmente não existem. No segundo, a crítica a cada mínimo detalhe de execução é elevado a um grau de profissionalismo supremo. No terceiro, associam as conquistas à falas que sugerem favores sexuais ou a erotização do corpo da mulher. Em todos eles a misoginia está presente.

Há, é claro, a abertura e apoio. Mas o machismo em nossa sociedade é estrutural e intrínseco no cerne do homem. Logo, se você escolheu a desconstrução, terá que ficar atento para o resto de sua vida, pois não estará livre de reproduzir falas e ações do gênero. Fazendo o recorte do underground, não basta dizer “respeita as minas”, é necessário um suporte real: reconhecer a existência das mulheres, ouvir, ler e consumir essa produção. Nos querem como expectadoras e apoiadoras do seu underground, mas dificilmente como protagonistas.

Diante disso, levamos ao pé da letra o lema “Faça você mesma” e nos reunimos, mulheres de diversos estados brasileiros, para indicar toda e qualquer produção feita por minas no nosso país. Do indie ao black metal, da literatura ao graffiti: é independente e feito por mulheres, é bem-vinda. Esperamos fomentar ainda mais a presença das mulheres no underground, apoiando o que já é feito e estimulando novas criações. Unidas somos mais fortes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s