THRASH METAL DAS MINAS – 23 bandas nacionais com mulheres na formação

Um dos gêneros em que há mais bandas com mulheres na formação em terras tupiniquins, é o Thrash Metal. O “toque rápido ou morra”, com aquele toque especial de agressividade é muito bem representado pelas bandas nacionais que não devem nada para as gringas, quando o quesito é qualidade. O gênero, que possui características de contestação, soma elementos do hardcore punk e do heavy metal  (com pedais duplos na velocidade da luz) também influenciou o death metal. Por esses motivos, incluiremos algumas bandas de crossover e de thrash/death nessa lista (lembrando que as indicações são de múltipla autoria e que são réplicas das publicações da nossa página do Facebook). Pra quem curte bumbo duplo, palhetadas em tremolo, baixos bem marcados e vocais do apocalipse: não precisa nos agradecer! rs. Boa leitura!

1- KULTIST
22641632_2385296558362185_134893206_oKultist é uma banda de thrash que une o terror de H.P. Lovecraft, um mestre da literatura, à música. A banda, que é mista entre integrantes de São Carlos e São Paulo, conta com Yasmin Amaral na guitarra, Karine Profana no baixo, Letícia Figueiredo na batera e Dan Pacheco no vocal. Por enquanto eles possuem apenas um single gravado: “Black Swamp”, mas estão realizando uma quantidade de shows significativa, sendo muito elogiados por todos aqueles que presenciam o culto ao obscuro.

Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/kultistband/
YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=1g7cUTpyc_Q

2- VOCÍFERA
raivaVocífera é uma banda pernambucana de Thrash/Death Metal, formada em 2011 somente com mulheres na formação, sendo elas: Marcella Tiné, na bateria, Erika Mota e Lidiane Pereira, nas guitarras, Eveline Torres, no baixo e Ray Torres, no vocal. Elas gravaram uma demo em 2012 e o full Evil Thoughts em 2016. Apesar do pouco tempo de estrada, a banda já é considerada por sites e blog do gênero umas das gratas revelações do underground pernambucano e uma das promessas do metal nacional.

Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/vociferametal/
Bandcamphttps://vocifera.bandcamp.com/

3- TORTURE SQUAD 
raivaA Mayara Puertas, que já foi vocalista do Necromesis, desde 2015 assumiu o front da renomada banda de paulistana Torture Squad. Com um vocal muito potente, ela somou em muito à qualidade do thrash/death que a banda produz desde 1993, se firmando com um dos maiores nomes de vocalistas nacionais. Desde sua entrada, a banda não parou, fazendo tours por todo o Brasil.

Links relacionados:
Facebookwww.facebook.com/torturesquad
Sitehttp://torturesquad.net.br

4- NERVOSA
raivaNervosa Thrash tem se destacado no cenário metal mundial, sendo uma das bandas brasileiras que mais realizou shows internacionais nos últimos dois anos. Atualmente conta com Fernanda Lira no baixo e vocal, Prika Amaral na guitarra e, recentemente, Luana Dametto assumiu a bateria. Formanda em São Paulo/SP, em 2010, elas lançaram a primeira Demo em 2012 autointitulada. Já em 2014 o álbum “‘Victim of Yourself’” e um EP em 2012 entiltulado “‘Time of Death”.

Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/femalethrash/
Sitewww.nervosaofficial.com

5- SANTA MUERTE 
raivaSanta Muerte é mais uma banda de São Paulo/SP que possui apenas mulheres. Atualmente, a formação conta com Marília Massaro, na guitarra e vocal, Rebecca Prado, no baixo e backing vocal e Jhully Silva, na bateria backing vocal. Formada em 2012, a banda possui uma identidade característica do crossover brasileiro e do thrash oitentista. Esse ano elas lançaram o primeiro trabalho, o EP “Psychollic”.

Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/santamuertethrash2012/
YouTubehttps://youtu.be/e4swqZaxqT4

6- LOSNA
raivaLosna, que é de Porto Alegre/RS, está na ativa desde 2004, fazendo um som Crossover\Thrash Metal Old School\Hardcore e pitadas de Death Metal. Durante esses anos de existência, a Losna passou por algumas mudanças de integrantes,no entanto, a atual formação é a que gravou trabalhos muito significativos para a banda como os álbuns: Wild Hallucinations, Distilling Spirits e Another Ophidian Extravaganza.

Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/losnametal/
Sitehttp://www.losna.com.br/

7- SCATHA
raivaScatha é uma banda do Rio de Janeiro/RJ que possui 3 minas de peso na formação e faz um thrash metal animal! A banda começou em 2004 e era composta somente por mulheres (Angélica e Rebeca já foram vocalistas), no entanto, atualmente contam com o vocal do Lenhador e com Cintia Ventania no baixo, Cynthia Tsai na batera e Julia Pombo na guitarra que garantem um instrumental destruidor!

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/ScathaBand/
Reverbnationhttps://www.reverbnation.com/scatha

8- ARTAXE
raivaArtaxe é uma banda feminina de Thrash Metal, formada em 2013 na cidade de São Paulo. Ela é composta pela frontwoman Daiany SheWolf, Bruna Melo (Baixo), Celina Carvalho (Guitarra) e Suzane Sampaio (Bateria). Com sonoridade totalmente voltada para o 80’s, o proposito da Artaxe é resgatar todas as origens desse subgênero, com o uso de vocais rasgados, solos velozes e contagiantes como todo Thrash.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/artaxebanda/
Sitehttp://artaxebanda.wixsite.com/artaxebanda

9- PETALS BLADE
raivaPetals Blade é uma banda de thrash metal autoral, com influência de Death Metal. No início, a banda era composta apenas por mulheres, logo depois houveram formações diferentes onde já incluíam homens e atualmente conta apenas com a Norielly Oliveira como única mina da banda, comandando a bateria. Foi formada em 2015, na Cidade de Castanhal (PA) e tem influência de Korzus, Kreator, Nervosa, Slayer, Havok, Sepultura, Sodom. A banda ainda não lançou material, porém já faz shows na sua cidade estando ativa até hoje.
Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/petalsblade/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RCbFdfwIeSo

10- SOUL TORMENT
raivaDeise Wolff é a vocalista da banda Soul Torment, que está na ativa desde 2005. Original de Campo Bom/RS, a banda é indicada para fãs de Exodus e Sodom. Atualmente eles estão trabalhando na composição de um novo trabalho. Formação atual: Deisi Wolff, Rodrigo Garcia, Marlon Hoerlle,  Kaue Muller e
Rafael Konrath.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/SOULTORMENT/
YouTubehttps://www.youtube.com/channel/UCeJY3cuMfzV6wy5nsHwc12Q

11- HYLIDAE
raivaE no Acre tem mina detonando no vocal death/thrash também! Em Rio Branco, encontramos a Aldine Padula, que é a dona de um gutural extremo e um rasgado característico do estilo, elevando ainda mais a qualidade da Hylidae. Ela já está nos palcos há mais de 10 anos e já foi baixista em outra banda, mas atualmente dedica-se apenas em ser a front do Hylidae. A banda está na ativa desde 2009 e possui um álbum lançado, “Promiscuous World”.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/hylidaeband/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=94DoM8j4Vrc

12- ESKRÖTA
raivaNasceu mais uma banda composta somente por mulheres no interior de SP: o Eskröta. Com nomes já conhecidos do nosso underground, elas estão fazendo um crossover com tudo que o estilo pede: rock veloz, sujo e agressivo. Tamyris Leopoldo, que também toca no Aborn, é a responsável pelo baixo. Yasmin Amaral, guitarrista do Kultist, também vai comandar os riffs no Eskröta. Miriam Momesso, que já toca no Braincrusher e no Alerta Mental, soma forças na bateria. Por fim, Marília Martins, que também é vocalista da On Crash, assumirá o front da banda. Elas ainda não possuem material gravado, mas os shows estão cheios de energia e agressividade.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/eskrota/
Ao vivo: https://www.facebook.com/eskrota/videos/273150296510025/

13- DECIMATOR
raivaComeçamos essa sexta-feira com o thrash metal brutal do Decimator. A banda, que é de Porto Alegre/RS e está na ativa desde 1999, conta com a Patrícia Bressiani, baixista que se destaca pelo timbre e rapidez e precisão com que executa o instrumento. Eles possuem lançados um EP com três sons (2003), a compilação “Decimating Thrashterror” (2004) e os álbuns “Killing Tendency” (2007) e “Bloodstained” (2011). A banda é indicada pra quem é fã de Kreator.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/Decimatorthrash/
Myspacehttps://myspace.com/decimatorthrash/music/songs

14- MERCY KILLING
raivaTati Klingel é a vocalista da banda de thrashmetal Mercy Killing. A banda foi fundada na Bahia em Salvador, no entanto se encontra em Curitiba. A Tati gravou com a banda a demo de 2013 The Thrasher e o full de 2015 Euthanasia. Também compõe a banda: Tiago Gaiguer, na bateria, Leonardo Barzi, no baixo e Alexandre “Texa”, na Guitarra.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/mercykillingBR/
Sitehttp://mercykilling.mus.br/

15- KRISE
raivaO nordeste brasileiro é uma das regiões em que mais encontramos a presença de mulheres no hardcore e no metal.  Krise era uma banda muito boa de thrash metal, que infelizmente não está mais na ativa. Edra formada por Ana Cléa, na guitarra e vocal, Eliane Matos, no baixo e Maria Luísa, na bateria. A banda, além de apresentar um som animal, possuiu muita importância por trazer a representatividade da mulher negra em meio ao metal. A nossa torcida é para que elas se mantenham ativas no underground, seja em outros projetos ou mesmo fortalecendo o cenário.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/krisemaldita/

16- SUTTURA
raivaEm Goiânia/GO, encontramos o Suttura. Na ativa desde 2010, a banda de Death/Thrash metal possui a Lorena Moraes como frontwoman. Ela faz um vocal gutural potente intercalado com o rasgado, que nos lembra uma possessão demoníaca (ou seja, muito bom). Confira o material da banda no YouTube ou no SOundclound.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/Suttura-180351812098752/
Soundclound: https://soundcloud.com/suttura/overlook-suttura

17-  HORNY FOR BLOOD
raivaAlém de tocar e cantar no Santa Muerte, Marília Massaro também é a frontwoman do Horny For Blood, com um vocal repleto de ódio. Desde 2012 em São Paulo/SP, a banda produz um crossover veloz. Eles possuem o EP “Vomithrash” que contém 8 ótimos sons que nos remetem a bandas como D.R.I à Ratos de Porão.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/HornyForBlood/
Bandcamphttps://hornyforblood.bandcamp.com/album/vomithrash

18- EXXON
raivaCláudia Neumman é guitarrista e vocalista brutal da banda de death/thrash Exxon. O quarteto é de Ponta Grossa/PR e possui influência de Kreator e Sepultura.
Ano passado, eles lançaram o EP “Black blody” que foi muito elogiado. Você pode conferir o som da banda no Spotify.

Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/exxonbr/
Spotify: https://open.spotify.com/album/6pEtQO6nnI1aeW4GuxwAwM

19- AJNA
raivaElizabeth Queiroz é a mina que faz um ótimo vocal gutural na banda paulistana AJNA. Eles são de São Paulo/SP e fazem um thrash metal com crossover do hardcore e ainda incluem referências do heavy metal em seu som. Inciaram as atividades em 1990, lançaram 3 trabalhos, no entanto, após uma longa pausa, em 2015 ele retornaram com uma nova formação.
Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/AJNAROCKOFFICIAL/
Bloghttp://ajnarockofficial.blogspot.com.br/

20- THE WASTED
raiva
Em Tatuí, interior de São Paulo, encontramos a banda de metal com fortes influências do thrash,The Wasted, que possui uma guitarrista muito talentosa, a Lina Kruze! Eles iniciaram as atividades em 2011 e lançaram 2 singles, dois álbum e participaram de uma coletânea da Imperative Music Volume X, com sua faixa “Dead New World” ao lado de bandas renomadas como Kreator, Nile e Loundness. 
Links relacionados: 
Facebook: 
https://www.facebook.com/TheWastedMetal
Soundclound: 
http://www.soundcloud.com/TheWastedMetal

21- REVENGE TO BETRAYAL
raivaJulia Claudino é a vocalista da banda de thrash metal Revenge to Betrayal. Formada esse ano, na cidade de Recife/PE, mesclam o clássico do thrash com elementos do death metal, como composições cadenciadas, mas com uma pegada mais atual e características próprias. Por enquanto eles não possuem material gravado, mas você pode conferir vídeos de shows na página da banda.

Links relacionados: 
Facebook: 
https://www.facebook.com/revengetobetrayal/
Ao vivo:
 https://www.facebook.com/revengetobetrayal/videos/1479642465458765/

22- INSECTICIDA
raiva
Em Timbaúba, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, tem Thrash metal (ao melhor estilo anos 80) e tem mina mandando benzasso no baixo! Jay Mayara é a responsável pelos graves velozes da banda Insecticida. Ativos desde 2012, eles não tem firulas ou experimentação, e levam a cultura nordestina através desse som, com letras divertidas.

Links relacionados: 
Facebook: https://www.facebook.com/insecticidathrashmetal/
Bandamp: https://insecticida.bandcamp.com/releases

23- AUTOPSE
photo_2017-08-23_22-59-38

Ao fãs de som extremo, em Maceió/AL, encontramos a AUTOPSE. A banda faz um Death/Thrash de muita qualidade desde 2010, e conta com a Daniela Serafim no vocal e a Janaina Mello na bateria. 

Links relacionados: 
Facebook: 
https://www.facebook.com/autopseband/
YouTube: 
https://www.youtube.com/watch?v=_JhrgKKC_YU

Conhece mais alguma banda de Thrash Metal, Death/Thrash ou Crossover que tem mina na formação? Indica aí nos comentários! Apoie as minas do metal. Apoie as minas de todo o underground: ouça e compartilhe.

Anúncios

4 comentários

  1. […] De algumas décadas para cá, esta questão tem mudado bastante, com várias mulheres montando suas bandas e tendo a visibilidade de seus trabalhos por meios alternativos. Cito como referência o incansável e engajado trabalho da União das Mulheres Underground, que todo dia nos mostra uma banda nova, formada por mulheres diversas – negras, lésbicas, cis, trans, nos mais variados subgêneros da música pesada. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s