[DADOS] Mulheres em conteúdos de canais sobre música no YouTube

Para refutar a máxima de que com o acesso à internet, as produções feitas por mulheres são divulgadas com equivalência às de homens, analisamos 1.802 vídeos publicados por 10 canais de YouTube que possuem conteúdo relacionado à música. O resultado foi o esperado: dos maiores aos menores, a presença de menções à mulheres que produzem (seja cultura de massa, independente ou contracultura) é de 11,4%.

Perguntamos em uma enquete quais eram os canais sobre música que os usuários mais gostavam de acompanhar e, com o resultado, fizemos esse estudo. Acompanhe o infográfico abaixo:

YOUTUBE

Canal Inscritos
Panelaço 220.460
Kazagastão 89.950
Audioarena 44.049
Canal Riff 32.435
Meninos da Podrera 7.318
Ovo Graudo 4.088
Crackinho Talk Show 3.437
O Bem para todo mal 2.385
Baile do Capiroto 186
Music Matters 113

Verificamos que os canais com menor número de inscritos, foram os que mais publicaram conteúdo com indicações, shows ou entrevistas com mulheres. O Music Matters , publicou 26,66% de seu conteúdo com a participação de mulheres de bandas, enquanto o Baile do Capiroto, citou, entrevistou e indicou produções de mulheres em 25% dos vídeos publicados. Os canais Ovo Graudo (apenas de entrevistas) e Crackinho Talk Show (este, tem o objetivo de realizar entrevistas em forma de comédia) não apresentaram nenhum conteúdo com presença feminina, enquanto, dos canais analisados, o Kazagastão apresentou apenas 2,8%.

Portanto, verificamos que mesmo com a “democratização da informação” que a internet trouxe, as produções de mulheres continuam sendo menos divulgadas em conteúdos de YouTube relacionados à música (o que dizer de sites, blogs, páginas em redes sociais, revistas e jornais?).

Nossa análise visa estimular e convidar os produtores de conteúdo digital a pensar na equidade de gênero. Não temos produções de qualidade feitas por mulheres, ou vocês não pesquisaram a respeito? Estamos à disposição para indicar zines, coletivos, produtoras, ilustradoras, grafteiras, bandas de variados estilos… Afinal, já indicamos mais de 400.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s